Biomembranas, 8 ECTS, código: 638109

This information in English
 

 

 

 

Observações: Opcional, área de Bioquímica

Manuel Joaquim Marques Gonçalves de Matos
Prática

email: manolo@ci.uc.pt
Horário de recepção: sextas-feiras, 9:30-12:30 horas, Dept. Zoologia

Maria Amália da Silva Jurado
Teórica

email: asjurado@ci.uc.pt
Horário de recepção: segundas feiras, 14-17 horas, Dept. Zoologia

Língua de ensino
Português

Resumo
Composição química das biomembranas, correlação com a estrutura e com a função. Bases moleculares do mesomorfismo lipídico, dependência de factores físicos e químicos. Propriedades líquido-cristalinas das membranas biológicas e dinâmica molecular dos componentes membranares, transições de fase e separação lateral de fases. Assimetria e heterogeneidade lateral em membranas biológicas; papel do colesterol na formação de domínios lipídicos na membrana e implicações funcionais. Interacções lípido-proteína; a fluidez, o desajuste hidrofóbico entre lípidos e proteínas, a curvatura intrínseca e a heterogeneidade lateral dinâmica da membrana como factores moduladores de funções membranares. As biomembranas como alvos de doença, envelhecimento e acção tóxica de xenobióticos. Mecanismos moleculares de adaptação da membrana a stresse ambiental (temperaturas extremas, pressão elevada e desidratação).

Resultados

Bibliografia de referência

  • 1. Biomembranes. Molecular Structure and Function, Genis, R. B., Springer-Verlag, New York Inc., 1989. 2. The Structure of Biological Membranes, Yeagle, P., CRC Press, London, 1992. 3. Structure and Dynamics of Membranes. From Cells to Vesicles, Handbook of Biological Physics, Vol. I, Lipowsky, R. and Sackmann, eds., Elsevier Science, Amsterdam, 1995. 4. Lipid Polymorphism and Membrane Properties, Current Topics in Membranes, Vol. 44, Epand, R.M. ed., Academic Press Inc., San Diego, 1997.

Avaliação
A componente teórica da cadeira é avaliada por exame escrito; a componente prática e teórico-prática é avaliada com base no desempenho durante o desenvolvimento do trabalho experimental, na exposição de temas articulados com o programa teórico e prático e na elaboração de relatórios.

Web site

http://www.bioq.uc.pt/placurso.htm

 
 

Departamento de Bioquímica

Plano do curso Lista alfabética de cadeiras  
© 2004 DRIIC.
IE 5 or more/ Netscape 6 or more
 
"1">